A entrega foi anunciada pelo prefeito Danilo Barros (PL), que destacou o avanço na segurança pública e a ampliação do monitoramento aéreo na cidade. “Com o uso desta tecnologia, avançamos por uma cidade mais segura para todos”, afirmou Danilo Barros.
Os drones integram o projeto de modernização do sistema de segurança municipal, que tem como prioridade o uso de tecnologia de ponta para ampliar a eficiência da GCM e do Centro de Operações Inteligentes (COI). Com o apoio de centenas de câmeras de videomonitoramento espalhadas por Paulínia, o patrulhamento aéreo permitirá ações mais rápidas e precisas, inclusive em regiões de difícil acesso.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP), a cidade já registrou queda de 14% nos roubos gerais em 2024, resultado atribuído ao investimento contínuo em tecnologia e à reestruturação das operações da Guarda. No primeiro trimestre de 2025, Paulínia reduziu os casos de homicídio de dois para um e também apresentou queda nos roubos, que passaram de 40 para 24 (-40%).
O patrulhamento aéreo é apenas uma das ações em curso no setor de segurança pública. Outras metas do prefeito incluem a construção de um novo Canil da GCM; ampliação do sistema de câmeras e do programa Escola Mais Segura, com instalação de catracas, câmeras e controle de acesso nas unidades escolares; e implantação do programa Guardião Maria da Penha, para o acompanhamento e proteção de vítimas de violência doméstica.
Mín. 14° Máx. 25°