A música pode ser usada para ajudar na aprendizagem durante o estudo individual e coletivo, por ser um meio de memorizar os conteúdos ministrados na sala de aula. Criar uma rima com a matéria ensinada, além de tornar a aprendizagem divertida, pode ser um meio de lembrá-la no momento da prova.
A cada semestre escolar, o aluno tem acesso a novos conteúdos e aprendizagem. Dependendo da disciplina, ela dará sequência no semestre seguinte. O que salienta a importância de uma boa memória. Pois é com ela que o aluno recapitula o que já aprendeu para aplicar nos próximos aprendizados, fazendo com que tudo ocorra bem na nova fase escolar.
Por isso, a música se destaca como um dos recursos por contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem desde o Berçário, passando pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental. Pois, a música ajuda na concentração, na comunicação, por aprimorar o vocabulário, na memória, desperta a criatividade, a socialização, entre outros benefícios.
O uso da repetição do conteúdo aplicado na rima musical faz com que o aluno aprenda cantando. Alguns exemplos simples são as músicas que ensinam o alfabeto e a matemática, tornando-se uma ferramenta importante na educação dos alunos.
Por fim, aplicar a música na escola é um recurso que favorece o ensino e aprendizagem, além de envolver mais a participação do aluno no estudo dentro da sala de aula por deixá-la mais divertida e alegre.
Mín. 17° Máx. 29°