Boletim Meteorológico emitido, nesta quinta-feira (03/04), pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado informa que Hortolândia poderá ser afetada pela ação de uma frente fria que atuará em São Paulo nos próximos dias. Segundo o documento, a partir de hoje, há risco de temporais na região.
Sexta-feira 04/04: Uma frente fria se aproxima do estado de São Paulo, e aumenta a possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte a partir da tarde. Há previsão de ventania. Há risco de raios, rajadas de vento forte e queda de granizo durante os períodos de chuva forte. Máxima de 28°C em Campinas.
Sábado 05/03: A frente fria avança pela região e deve provocar ventania, céu nublado, chuva fraca a moderada a qualquer hora do dia, e queda na temperatura do ar. Máxima de 23°C em Campinas. Já a partir de domingo (6), o tempo volta a ficar mais estável, com condição apenas para chuva fraca”, alerta o boletim.
É importante que à população acompanhe os boletins da meteorologia. O objetivo é prevenir, reduzir e conter alagamentos, inundações e outros riscos que causam transtornos à comunidade. Para este tipo de ocorrência, o Poder Público dispõe de canais de contato, como o número 193, do Corpo de Bombeiros, o 199 da Defesa Civil Municipal e o 153 e 08000 111 580 da GM (Guarda Municipal).
Hortolândia conta ainda com o Simpdec (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil), do qual fazem parte todas as secretarias municipais. Estes órgãos públicos realizam uma série de ações essenciais, dentre elas:
monitoramento das previsões meteorológicas;
vistorias preventivas para mapear e avaliar áreas suscetíveis e verificar a limpeza de córregos, vias públicas, galerias de águas pluviais, áreas de ocupações e onde acontecem alagamentos;
coordenação, o acionamento e o controle de emergências.
Além disso, a “Operação SP Alerta Chuvas de verão 2024/2025”, que se encerraria em 31/03, foi prorrogada até o dia 15/04.
Veja abaixo o que fazer em caso de temporais, segundo orienta a Defesa Civil Municipal:
Em casos de chuvas fortes e raios, aparelhos elétricos devem ser desligados para prevenir choques e descargas;
Durante a tempestade e depois dela, jamais transitar em locais alagados, nem a pé, para evitar quedas, nem de carro ou de moto, pois poucos centímetros de água acumulada são suficientes para arrastar veículos;
Evitar estacionar veículos próximo e/ou embaixo de árvores;
Outro perigo são as doenças que podem ser contraídas a partir do contato da pele com as águas das enxurradas.
Mín. 17° Máx. 29°