O nascimento do bebê é um momento de vitória e alegria para as gestantes que tiveram gravidez considerada de risco. Em Hortolândia, mulheres que passaram ou estão nessa situação recebem atenção especializada no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), órgão da Prefeitura. A unidade realiza atendimento, acompanhamento e tratamento de casos de maior complexidade de pré-natal de risco.
O CAISM, gerenciado pela Secretaria de Saúde, completou 12 anos este mês. O órgão foi inaugurado justamente no Dia da Mulher (08/03), em 2013. É a unidade de referência em saúde da mulher no município.
O órgão é também especializado em patologias do trato genital inferior (PTGI), que são doenças do aparelho genital feminino; patologias mamárias (doenças das mamas); planejamento familiar e infertilidade.
Em razão dessa abrangência, o CAISM tem equipe multidisciplinar, formada por:
– Médicos especializados em ginecologia, obstetrícia, mastologia e psicologia;
– Enfermeiras
– Técnicas de enfermagem
– Assistente social
– Equipe administrativa (coordenador, assistente administrativo, recepcionistas)
– Auxiliar de Serviços Gerais
– Técnica de radiologia
O CAISM oferece os seguintes serviços:
– Consultas médicas e de enfermagem
– Atendimento multiprofissional nas áreas de psicologia, nutrição e serviço social
– Monitoramento fetal
– Colposcopia
– Coleta de colpocitologia oncótica
– Biópsia (colo uterino, vulva e vagina)
– Mamografia
– Grupos de educação em saúde
GRAVIDEZ DE RISCO
Atualmente, o CAISM faz o acompanhamento de 89 gestantes de pré-natal de risco. Outras 11, com casos de maior complexidade, foram encaminhadas para unidades especializadas em outras localidades.
Inicialmente, as gestantes são atendidas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. As equipes das UBSs avaliam as gestantes e, se seus casos forem considerados gravidez de risco, são encaminhadas para o CAISM.
Mín. 17° Máx. 29°