Na manhã desta segunda-feira (10), um protesto contra o aumento do IPTU 2025 gerou confusão no Paço Municipal de Hortolândia. A Guarda Municipal foi chamada para controlar a situação. Alguns manifestantes relataram que o imposto aumentou mais de 400% em comparação a 2024.
O protesto começou de forma pacífica, mas segundo a prefeitura, os manifestantes acabaram tumultuando o salão do Paço, atrapalhando o atendimento ao público e o trabalho dos funcionários. A Guarda Municipal interveio e conduziu os manifestantes para fora do prédio, permitindo que a manifestação continuasse sem prejudicar os serviços administrativos.
Em nota, a Prefeitura de Hortolândia afirmou que respeita protestos legítimos, desde que não interfiram no funcionamento dos serviços públicos. A prefeitura confirmou que o valor do IPTU 2025 não será cancelado, mas prorrogou o prazo de pagamento da cota única ou da primeira parcela para o dia 24 de março.
A administração municipal informou também que cerca de 12 mil contribuintes já pagaram o imposto antecipadamente, e que 90 mil carnês foram emitidos este ano. A prefeitura destacou que quem pagar dentro do prazo terá um desconto de 9% na cota única. Os vereadores foram procurados pelos manifestantes para interpelar junto ao Governo Municipal, porém, até o momento os pagamentos serão mantidos e sem nenhum desconto a mais.
Mín. 19° Máx. 31°