Na última sexta-feira (7), o prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos), sancionou um projeto de lei que altera o nome da Guarda Civil Municipal (GCM) para Polícia Municipal de Sumaré (PMS). A proposta, de autoria do próprio prefeito, recebeu aprovação unânime da Câmara Municipal no mesmo dia.
Em um evento realizado em frente ao Paço Municipal, Henrique do Paraíso anunciou oficialmente a mudança aos membros da corporação. “A Guarda agora se chama Polícia Municipal. Nossos agentes já desempenham essas funções e estamos reconhecendo isso formalmente”, declarou.
De acordo com Henrique, a Polícia Municipal de Sumaré manterá as mesmas funções, competências, direitos, deveres e estrutura organizacional da antiga Guarda Civil Municipal. Ele destacou que a mudança vai além do simbólico, sendo uma resposta estratégica às demandas atuais por uma segurança pública mais eficiente e integrada.
Para o comandante da agora Polícia Municipal de Sumaré, Jeverson Eclair, a mudança trará mais legitimidade aos agentes. “O que já fazemos na prática agora está sendo reconhecido por lei. Teremos mais respaldo jurídico, o que beneficiará a população”, afirmou.
Novos Equipamentos
O prefeito Henrique do Paraíso anunciou a aquisição de novos armamentos e outros equipamentos, como fardamentos. O secretário de Segurança de Sumaré, general Roberto Sebastião Peternelli Junior, elogiou a atuação da corporação e destacou: “Estamos fornecendo todas as condições para que os serviços sejam prestados com excelência”.
Mín. 19° Máx. 31°