Hortolândia retomou, nesta segunda-feira (17/02), as atividades do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, serão atendidas, neste semestre, 700 estudantes matriculados nos quintos anos do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino.
As aulas acontecem uma vez por semana em cada escola participante e são conduzidas por dois agentes de segurança, os PMs Luís Paulo dos Santos Silva e Thamara Cristina Serpa Ribeiro. Neste 1° semestre letivo, estão sendo atendidos estudantes de seis unidades escolares: a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo e as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Armelinda Espúrio da Silva, Fernanda Grazielle Resende Covre, Salvador Zacarias Pereira Júnior, Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, João Calixto da Silva.
Ao longo de um semestre, o programa procura ensinar às crianças noções da Teoria Socioemocional, que mostra como controlar os impulsos e pensar nos riscos e nas consequências das próprias decisões. A ideia é oferecer a elas ferramentas para fazerem escolhas mais responsáveis, contribuindo para a identificação de habilidades básicas e fundamentais, bem como para o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessário à promoção da saúde, que incluem: autoconhecimento e autocontrole, tomada de decisão responsável, compreensão dos outros, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, lidar com desafios e responsabilidades.
“Sabemos o quanto é importante trabalharmos a prevenção do uso de drogas e também todas as temáticas relacionadas ao autoconhecimento, autocontrole, assim como lidar com os desafios e suas responsabilidades. O projeto aborda estas temáticas, visando promover um desenvolvimento saudável em nossos estudantes”, ressaltou a professora referência do projeto, Carla Borrego Varani.
Mín. 19° Máx. 31°