Os grupos sociais personificam suas identidades mediante várias exposições, por exemplo, música e dança. Por meio do som e expressão corporal, apresentam suas tradições, valores e identidades que fazem parte dos membros que os formam. Por isso, a música no contexto cultural pode ser usada como uma influência.
Ela também desempenha uma importante atuação na formação da identidade individual. O que a leva aproximar pessoas atraídas pelos mesmos estilos musicais. Por essas e outras razões, a música se torna importante na vida de cada um que, no seu particular, tem pelo menos uma canção que lembra uma fase ou acontecimento em sua vida, se tornando parte da sua história.
No Brasil, existem muitas formações culturais distintas fundadas pela junção de povos, por exemplo, os europeus, os africanos e os indígenas. Uma diversidade que reflete na música em seus diferentes ritmos, como MPB, sertanejo, pagode, samba, rock, entre outros, que expressam as diversidades culturais brasileiras.
No meu último ano da faculdade, a música popular brasileira fez parte das minhas leituras e reflexões por ter ligação com o meu trabalho de conclusão do curso. Com início nos anos 60, a MPB tem uma forte representatividade no campo artístico musical do nosso país e sua história inclui diferentes estilos, como a bossa nova, que pude aprender nos meus estudos.
A música se destaca nos diferentes países, lugares e culturas por seu importante uso nas expressões e nas influências, fazendo parte das histórias, sentimentos, estilos de vida e comportamentos que nos ensinam e enriquecem a nossa aprendizagem, que sempre está em constante construção.
Mín. 19° Máx. 31°