fbpx

 

| (19) 4040-4769 |

Acessar
Cadastrar


 

Redação HN

Redação HN

Prefeitura de Hortolândia inaugura novo Centro de Convivência da Melhor Idade do Jardim Amanda

01 Dezembro, 2021

Espaço mais amplo conta com piscina para aulas de hidroginástica, que receberá sistema de aquecimento

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, inaugurou oficialmente nesta terça-feira (30/11) o novo Centro de Convivência da Melhor Idade do Jardim Amanda. O espaço está localizado na rua Di Cavalcante (antiga Rua Cinco), n° 1947, no Jardim Amanda I e conta com uma ampla área coberta para desenvolvimento de atividades e espaço externo com piscina para realização de aulas de hidroginástica.

Durante o ato de inauguração, o Governo Municipal selou compromisso para a instalação de um sistema de aquecimento para que a piscina seja utilizada já no próximo outono-inverno.

Para o prefeito hortolandense, a mudança do Centro de Convivência teve por objetivo ofertar, tudo num só lugar, as mais variadas atividades para os idosos do Amanda em um espaço mais amplo, moderno e com acessibilidade. “O antigo Centro de Convivência funcionava em um espaço onde não havia área externa, muito menos piscina e, em seu interior haviam escadas. Era preciso avançar e, para isso, um novo prédio que atenda as necessidades foi escolhido. Tenho a mais absoluta certeza que essa nova sede acolherá a todos de forma muito mais humanizada”, destacou o prefeito.

A secretária adjunta de Governo, Silvania Anízio da Silva, destacou o empenho do Governo Municipal para garantir um novo espaço para a melhor idade da região do Jardim Amanda. “Hoje inauguramos o novo espaço da Melhor Idade no Jardim Amanda. Um lugar mais aconchegante, que contará com novas atividades, garantindo uma qualidade de vida melhor aos nossos ‘jovens’ maiores de 60 anos. Todos os projetos idealizados pelo nosso saudoso prefeito Angelo Perugini e, agora, tendo continuidade pelas mãos do prefeito Zezé Gomes, que vem depositando a total confiança no trabalho da Secretaria de Governo, comandada pelo secretário Carlos Augusto César, o Cafú, o qual sempre nos incentiva a continuar pensando em uma cidade cada vez melhor para todos”, afirmou Silvania.

A coordenadora do Centro de Convivência da Melhor Idade do Jardim Amanda, Josiane Crepaldi, agradeceu a Administração Municipal pelo carinho e empenho nesta nova conquista para a turma da melhor idade da região do Jardim Amanda. “Sem dúvida é um local que a nossa Melhor Idade precisava. Temos espaço e até a possibilidade de implementar novas atividades, o que será muito bom para eles, neste momento que estamos retomando os trabalhos após mais de um ano de inatividade das ações presenciais. Outro destaque é que agora contamos com piscina e, a partir de 2022, vamos aproveitar o verão e iniciar as aulas de hidroginástica, uma das aulas que a nossa turma mais gosta”, explicou Josiane.

O Centro de Convivência da Melhor Idade do Amanda conta atualmente com cerca de 350 idosos. A partir de 2022 a meta é realizar um novo cadastramento para que possam ser abertas novas vagas. “Como estamos retomando as atividades presenciais, um recadastramento é muito importante e, de acordo com a possibilidade, abriremos novas vagas para o próximo ano”, explicou a coordenadora.

A inauguração contou ainda com a presença do secretário municipal de Esportes, Wilson Amaral e dos vereadores Derli de Jesus Athanazio Bueno, Dionata Domingues e Luiz Carlos Silva Meira.

Fonte: Decom Prefeitura de Hortolândia

Prefeitura segue com obras de construção da futura Central de Monitoramento do Trânsito

01 Dezembro, 2021

Espaço ficará localizado no antigo auditório e observatório de contação de histórias Professora Andréia Marise Borelli

A Prefeitura de Hortolândia continua as obras no prédio onde funcionava o auditório e observatório de contação de histórias Professora Andréia Marise Borelli para transformar o local na nova Central de Monitoramento do Trânsito. No espaço, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana trabalharão para auxiliar as forças de segurança do município contra infrações de trânsito e crimes em gerais, por meio das observação das imagens geradas pelos equipamentos de fiscalização eletrônica em funcionamento na cidade.

A tecnologia integrará informações de radares fixos e de avanço semafórico, lombadas eletrônicas e câmeras 360° que acompanham o trânsito e a segurança do munícipe, em geral, em locais estratégicos. A futura central contará com 12 telas, oito no sistema vídeo wall (série de monitores conectados fisicamente em arranjo, de modo a formar uma grande tela) e 18 estações de trabalho. O espaço fica localizado na rua Francisco Guimarães de Oliveira, 130, no Remanso Campineiro.

“No médio prazo, o objetivo da Secretaria de Mobilidade Urbana é trazer novos serviços para a central, integrando o controle dos semáforos, transporte escolar, iluminação pública e câmeras de segurança. Um dos pontos mais interessantes sobre a central é a cerca eletrônica, que permite identificar veículos roubados e acionar a Polícia Militar assim que eles são localizados”, afirma o diretor de Planejamento e Projetos, Ricardo Barbosa.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, entre os equipamentos integrados à central estão 10 pontos de câmera móvel, dois com câmeras 360° para fiscalizar tudo o que acontece em volta 24h por dia e 68 faixas de rolamento para equipamentos de fiscalização eletrônica. Toda a rede interligada garantirá mais segurança e possibilitará uma resposta mais efetiva dos agentes da Administração Municipal.

Fonte: Decom Prefeitura de Hortolândia

Trabalhos de sinalização de trânsito reforçam segurança viária ao redor da praça A Poderosa

01 Dezembro, 2021

Prefeitura de Hortolândia investe na revitalização da área

Na madrugada desta terça-feira (29/11), a Prefeitura de Hortolândia iniciou mais uma etapa da revitalização da praça A Poderosa. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, agora, a ação acontece nas ruas no entorno da praça com o reforço da sinalização do solo e na implantação e trocas das placas de trânsito. O serviço continua na madrugada desta quarta-feira (30/11). São repintadas as faixas zebradas brancas, amarelas, seccionadas brancas, faixas únicas e duplas amarelas, faixas de pedestres além de legendas "PARE e "OLHE". Os trabalhos para melhorar, ainda mais, o aspecto visual da praça, inclusive para a comemoração do Natal, continuam em execução.

"Diversas placas indicativas também estão em processo de troca ou instalação. Todo este serviço é realizado nas madrugadas para evitar que o trânsito seja atrapalhado. É importante o trabalho no entorno da praça para contribuir com a segurança viária. Agora, com este processo de revitalização da praça e o aumento do movimento no local, a área deve estar pronta para receber a população e evitar acidentes, contribuindo com a segurança viária de pedestres e motoristas", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

REVITALIZAÇÃO

A Poderosa, umas principais áreas de lazer da cidade, localizada no Jardim Rosolém, além das ações para melhoria da segurança viária, recebeu mudanças visuais e serviços como implantação e manutenção das redes de esgoto e de águas pluviais. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, um trecho do piso da praça foi coberto com massa asfáltica, após o trabalho nas tubulações das redes subterrâneas ser executado.

Desde o início do ano, a Administração Municipal intensifica diversas ações de manutenção, zeladoria e melhorias na praça A Poderosa. A limpeza e a pintura das torres em forma de H também foram realizadas e, nesta semana, a logomarca oficial da cidade foi incluída no monumento, deixando um aspecto visual renovado e mais bonito. A arquibancada recebeu intervenção de grafitte assinada pela artista Bruna Moreira, a Bromou, conhecida nacionalmente pelos seus painéis.

Outra ação importante para o embelezamento do espaço foi a conclusão da pintura das guias e sarjetas, além dos bancos de descanso e da arquibancada. A praça também recebeu novo sistema de iluminação em LED. A recuperação dos sanitários segue em andamento, assim como a finalização dos ajustes no pergolado que embeleza o espaço de lazer.

O objetivo da Administração Municipal com todos estes investimento e revitalizações é atrair atividades culturais para a praça e fomentar o comércio local, para que a área seja utilizada pelas famílias da cidade como mais um ponto de encontro e lazer gratuito.

Fonte: Decom Prefeitura de Hortolândia

Dezembro inicia com oportunidade para renegociação de dívidas com auxílio do Procon de Hortolândia

01 Dezembro, 2021

Órgão vinculado à Prefeitura disponibiliza diversas formas para regularização das contas atrasadas

O mês de dezembro se inicia com uma grande oportunidade para quem quiser quitar dívidas. Até os últimos dias do ano, o munícipe pode participar da campanha de negociações de dívidas organizada pelo Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor), órgão vinculado à Prefeitura de Hortolândia. O Procon estará à disposição para auxiliar o consumidor que possui pendências financeiras com qualquer empresa e gostaria de aproveitar o 13º salário para regularizar a situação financeira.

"Para aqueles consumidores que possuem débitos com instituições bancárias, a Febrabran (Federação Brasileira de Bancos), em parceria com o Banco Central promovem um mutirão de negociações online. Neste módulo, somente quem está inadimplente com instituições financeiras pode participar. Neste caso, o consumidor pode acessar o site https://mutirao.febraban.org.br/ para regularizar a situação", explica a diretora do Procon de Hortolândia, Ana Paula Portugal.

Segundo o Procon, caso a pessoa inadimplente não queira fazer o processo online ou o débito for oriundo de outras empresas, para atendimento presencial, basta procurar o órgão, de segunda a sexta de 09:00 às 15:00. O Procon está localizado na rua Argolino de Moraes, nº 105, na Vila São Francisco, dentro do prédio do Hortofácil.

COMO NEGOCIAR?

Aqueles que optarem pelo atendimento presencial no Procon devem apresentar:
- Documento oficial com foto;
- CPF (Cadastro de Pessoa Física)
- Comprovante de endereço (consumidor deve residir em Hortolândia ou a relação de consumo ter sido concretizada na cidade, caso contrário, procure o Procon do seu domicílio);
- Contrato que originou a dívida, se tiver;
- Quaisquer outros documentos que envolvam a pendência em questão (protocolos de atendimento, tentativas de renegociações, e etc.);
- Antes de sair de casa, analise o seu orçamento e verifique quais as condições financeiras para a tentativa de renegociação, além de ter em mente um valor fixo de parcela mensal, caso não queira efetuar a quitação integral do débito.

DÚVIDAS

Dúvidas e esclarecimentos podem ser realizados por meio dos canais oficiais de atendimento do Procon-Hortolândia:

Telefones: (19) 3965-1400 ramal 7034/7035
(19) 3819-1024

WhatsApp (somente mensagens de texto)
(19) 99635-4208
(19) 99979-5162

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Procon Online: http://procon.hortolandia.sp.gov.br/

Fonte: Decom Prefeitura de Hortolândia

Hortolândia promove concurso “Natal de Luzes” para embelezar a cidade neste fim de ano

01 Dezembro, 2021

Moradores podem se inscrever para participar do concurso a partir desta quarta-feira (01/12)

Hortolândia ficará mais iluminada e bonita neste Natal. A Prefeitura promove o concurso “Natal de Luzes” para estimular a população a decorar com enfeites e iluminação a área externa de suas casas, e assim embelezar a cidade. O concurso abre as inscrições nesta quarta-feira (01/12). Quem quiser participar deve acessar o site Mapa da Cultura , da Secretaria de Cultura, e se inscrever por meio deste LINK. O prazo de inscrições termina no dia 20 deste mês. Podem participar do concurso moradores de casas, edifícios e condomínios residenciais.

Na inscrição, o morador deverá preencher a ficha com o nome e o endereço do imóvel, e fazer o upload do comprovante de residência (contas de água, luz, telefone ou internet ou correspondência bancária). O morador também deverá fazer o upload de até 5 fotos ou de um vídeo de até 30 segundos de duração que mostrem o imóvel decorado.

As fotos deverão ser feitas na posição horizontal, com boa iluminação e qualidade técnica, com dimensões de 1920 por 1080 pixels. Já o vídeo deverá ser gravado em posição horizontal, em formato MP4, com dimensões de 1920 por 1080 pixels e duração máxima de 30 segundos, podendo apresentar movimento vertical ou horizontal da câmera.

A decoração dos imóveis será avaliada com base nos seguintes critérios: harmonia natalina, originalidade, criatividade, inovação e impacto visual da decoração. A avaliação será feita por uma comissão formada por servidores da Secretaria de Cultura. A comissão fará a avaliação nos dias 21 e 22 deste mês. Os moradores deverão deixar a decoração exposta durante o período de 01/12 a 06/01 de 2022.

Serão premiados os três imóveis com a decoração mais bonita. O 1º colocado ganhará uma televisão de 60 polegadas, o 2º uma televisão de 50 polegadas e o 3º uma televisão de 40 polegadas. Os vencedores serão divulgados no dia 23 deste mês. Os prêmios serão dados ao proprietários, locatários ou moradores dos imóveis vencedores.

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, destaca que o concurso busca resgatar o espírito natalino e fazer com que a cidade seja envolvida por esse clima para celebrar a vida e reafirmar valores universais como fraternidade, amor, respeito, cooperação e solidariedade. “O concurso é uma forma de resgatar o espírito natalino entre as famílias neste momento em que podemos voltar a nos reunir com nossos entes queridos. Ao mesmo tempo que embeleza a cidade, o concurso faz com que os moradores tenham prazer em passear, fotografar e buscar seus presentes pelas ruas e avenidas da cidade”, salienta Bueno.

Fonte: Decom Prefeitura de Hortolândia

Convênio da Prefeitura com a Universidade Federal de São Carlos é tema de webinário nesta terça-feira (30/11)

01 Dezembro, 2021

Com foco em educação de qualidade, acordo de cooperação técnica nas áreas de formação, pesquisa e intervenção terá duração de três anos, sem custos financeiros para os parceiros

A Prefeitura de Hortolândia promove, nesta terça-feira (30/11), às 19h, o 13° webinário da série “Educação na rede”, tendo como convidado o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Desta vez, o tema será "Uma Escola-Outra: novos olhares para as práticas pedagógicas”, enfocando a parceria pedagógico-institucional firmada entre a instituição de ensino superior e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, do qual resulta o projeto “Escola-Outra”, em execução em unidades escolares do município, atualmente.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral, com transmissão ao vivo pela página da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no YouTube, disponível neste link: https://www.youtube.com/channel/UC-F2MM9SM5TOTOZW-ViOuqw. Não é necessário se inscrever previamente. Após o evento, o vídeo será disponibilizado para acesso, também, pelo canal da E-O e poderá ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/channel/UC42lIBlaxLNzgkCZcBEz7oQ.

Cooperação técnica

O projeto “Uma Escola-Outra”, também conhecido pela sigla E-O, já está em andamento. Atualmente, acontece em quatro frentes: curso de Pós-Graduação "Da Escola Pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e de trabalho”, remoto e online; grupo de ateliê biográfico; grupo de trabalho para acompanhar o andamento das pesquisas e projeto-piloto de intervenção pedagógica em duas escolas municipais, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) São Sebastião II e a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi.

Iniciado em abril de 2020, com a oferta da primeira turma do curso gratuito de pós-graduação aos profissionais da rede municipal, o projeto foi crescendo, aos poucos. Neste ano, a parceria foi formalizada e houve a ampliação das atividades. Um dos primeiros frutos do trabalho conjunto foi a publicação de vários artigos de alunos cursistas da primeira turma em Revistas Acadêmicas brasileiras. Na primeira turma da pós-graduação lato sensu, houve 140 inscritos, sendo que 70 profissionais concluíram a formação, sendo aprovados com a entrega de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Na segunda turma, iniciada em agosto deste ano, 120 cursistas se inscreveram, sendo que 93 permanecem ativos e com orientadores para a produção do trabalho final.

No âmbito da UFSCar, a cooperação técnica é desenvolvida pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação; na esfera municipal, é coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia, envolvendo diretamente tanto os servidores deste Departamento, quanto professores e gestores da Educação, que atuam de maneira voluntária como professores, coordenadores, orientadores e pesquisadores, bem como profissionais da educação nas duas escolas municipais participantes do projeto-piloto.

“Está surgindo uma proposta concreta de retomada das atividades presenciais da escola e mesmo da realização de atividades virtuais de uma outra forma, de modo a produzir sentido tanto para alunos, crianças e jovens, quanto para educadores e servidores de outras funções dentro da escola e da educação. A produção deste sentido é o objetivo central desta cooperação entre a UFSCar e a Prefeitura de Hortolândia”, explica o professor Flávio Caetano da Silva.

“O projeto é fascinante, porque envolve os profissionais num processo de reflexão-ação-reflexão sobre outros olhares acerca da educação. Creio que seja uma oportunidade fantástica de refletirmos e construirmos coletivamente um novo jeito de pensar, planejar e realizar a educação no município”, afirma a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Fátima Colevate.

Para o diretor de Ensino Fundamental, Educação Integral e EJA (Educação de Jovens e Adultos), José Luís Menegoro, “esse projeto da rede, em parceria com a UFSCar representa o compromisso que se faz com uma educação não apenas de qualidade, mas uma educação transformadora também”.

“Compartilho dos objetivos do projeto conduzido pelo Prof. Flávio, da UFSCar, pois acredito que a melhor forma de fazer educação de qualidade é fazê-la junto com os que estão nela, crianças, educadores, professores, funcionários e gestores”, ressalta a diretora de Educação Infantil, Simone Locatelli.

"Essa parceria é importante por vários motivos. Primeiro, a gente experenciar o que é a universidade na área da pesquisa, no que a área de educação tem inovado, tem laboratoriado. Para nós, aqui de Hortolândia, o projeto de Escola-Outra tem tudo a ver com o nosso currículo, pois é uma abordagem pedagógica mais focada nas pessoas, nas histórias de vida, não só dos nossos alunos, como também dos nossos professores. Então, vem ao encontro da nossa proposta curricular de educação integral. Assim, a parceria é essencial para que a gente a possa fortalecer o nosso trabalho”, avalia o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Fonte: Decom Prefeitura de Hortolândia

Prefeitura distribui mais de 100 mil livros durante o 11° Hortolendo

01 Dezembro, 2021

Atividades pedagógicas e culturais promovem a leitura em Hortolândia, beneficiando cerca de 26 mil estudantes da rede municipal de ensino

Neste ano, a magia da leitura chega, mais uma vez, à casa dos 26 mil estudantes da rede municipal de educação. Na 11ª edição do Hortolendo, festa literária que integra a política pública municipal de incentivo à leitura, a Prefeitura de Hortolândia distribui, gratuitamente, mais de 100 mil livros aos matriculados em 59 unidades próprias e 39 escolas contratadas por meio do programa Bolsa Creche. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, foram adquiridos ao todo 38 títulos diferentes, selecionados por segmento e faixa etária, a fim de cativar o leitor e estimular a imaginação, transformando o ato de ler em algo prazeroso, como diz o tema da edição deste ano: “Territórios de Saberes: a leitura e seus afetos”.

A entrega gratuita de livros é uma ação que ocorre todos os anos durante o Hortolendo. Ao oferecer aos estudantes municipais a oportunidade de levar livros para casa, a Prefeitura busca incentivar o contato direto com as obras e despertar nos leitores o cuidado em bem conservá-las.

Os livros distribuídos esse ano, em parceria com a Editora Elo, foram selecionados pelos profissionais de educação da própria rede. Ao todo, foram distribuídas 37 mil unidades na Educação Infantil, ou seja, entre três e quatro livros para cada estudante. Já no Ensino Fundamental, foram entregues 74.782 mil exemplares, quatro para cada estudante de 1o ao 5o ano e um para os de 6o ao 9o ano e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Além disso, os autores visitaram as 59 unidades escolares, seja participando de contação de histórias, seja falando sobre os livros e batendo papo com os pequenos sobre a importância da leitura. Ainda segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a entrega dos livros, neste ano, é feita seguindo um cronograma de planejamento de cada unidade escolar.

“O Hortolendo é a cara de Hortolândia. Nós nos programamos, durante o ano todo, para receber e fazer parte dessa grande festa, pensando em temas, pensando em histórias. Além de ser um evento espetacular para os alunos, é pra nós, profissionais, no sentido de promover também a integração com outras escolas. Nós vemos, mesmo que online, o trabalho de outras escolas. O evento em si é muito bonito, as atrações são muito legais de acompanhar, enfim, é um evento nosso, significa muito pra nós, profissionais, essas ações da Prefeitura, que nos incentiva a trabalhar para as crianças no sentido de promover leitura, de apresentar os livros de uma forma diferente também do que fazemos no dia a dia. Como mãe também só tenho a agradecer, pois estamos numa era tão digital, tudo é feito pelo computador para o computador. Essa entrega física, do livro físico, é tão importante para as crianças, pois nem sempre os livros são de fácil acesso. Mateus adora os livros, mas sabemos que nem sempre é um material barato, muitas famílias não têm como comprar e ter acesso tão fácil a livros como esses que recebemos. Então, a Prefeitura entregar isso para as mães é sensacional. Aqui em casa, temos essa rotina também de leitura e ele vai ficar muito feliz com essas novas histórias”, afirma a educadora Infantil da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Novo Estrela, e mãe do Mateus, aluno da rede pública, Josiane Próbio.

“A entrega dos livros é uma ação que já faz parte do Hortolendo. Ficamos sempre muito felizes em conseguir realizá-la e com a possibilidade de tocar tantas crianças da nossa rede e seus familiares,incentivando a prática da leitura, a interação e demonstração de afeto”, afirma a secretária-adjunta de Educação, Ciência e Tecnologia, Roberta Diniz.

Confira os títulos doados nesta edição:

EDUCAÇÃO INFANTIL
De 0 a 02 Anos - Berçário e Minigrupo
O Sapo - Milton Célio de Oliveira Filho
O Palhaço - Milton Célio de Oliveira Filho
A Minhoca - Paula Thompson
03 Anos - Maternal
A Formiga - Milton Célio de Oliveira Filho
O Vira – Lata - Milton Célio de Oliveira Filho
O Ornotorrinco - Alice Bella
04 Anos - Jardim I
O Pirilampo - Milton Célio de Oliveira Filho
A Abelha - Milton Célio de Oliveira Filho
A Tartaruga - Milton Célio de Oliveira Filho
A Pulga - Alice Bella
05 Anos - Jardim II
O Papagaio -Milton Célio de Oliveira Filho
A Girafa - Theo de Oliveira
O Polvo - Theo de Oliveira
Bloom – Neville

ENSINO FUNDAMENTAL
1º ANO
Audição - G.Guillen
Memória de elefante - Milton Célio de Oliveira Filho
Mitaí conta até dez - Vanessa Meriqui
O desfile dos animais - Regina Drummond
2º ANO
A fantástica viagem de Okiké, o macaquinho de nariz vermelho - G.Guillen e Marcel Tenório da Costa
O caso do patinho que se achava feio - Milton Célio de Oliveira Filho
Olfato - G.Guillen
A Borboleta - Theo de Oliveira
3º ANO
O gigante que não usava gravata borboleta - Milton Célio de Oliveira Filho e Theo de Oliveira
O mistério das cenouras - Milton Célio de Oliveira Filho
Um sonho cor de verde - Claudio Fragata
Visão - G. Guillen
4º ANO
A vaca que não parava de sonhar - Zil de Paula
Bichos & Carrapicho - Milton Célio de Oliveira Filho
O reino da pedra - G.Guillen
Tato - G.Guillen
5º ANO
A conquista de um sonho - Regina Drummond
A história de Virgulino - Milton Célio de Oliveira Filho
Contos de Hans Christian Andersen - Regina Drummond
Poesia de guarda-chuva - Milton Célio de Oliveira Filho
6º AO 9º ANO
A conquista de um sonho - Regina Drummond
EJA I
Vó para toda hora - Paulla Thompson
EJA II
Ubuntu - Celina Bodenmuller e Fabiana Prando

CIER ROMILDO PARDINI
Rimas e Adivinhas - Milton Célio de Oliveira Filho

Fonte: Decom Prefeitura de Hortolândia

Pesquisa de censo habitacional da Prefeitura de Hortolândia em condomínios continua até o final deste ano

29 Novembro, 2021

Ajuste no Plano Diretor possibilitará implantar mais escolas, unidades de saúde e áreas de lazer

A Prefeitura de Hortolândia continua as ações para tornar a cidade cada vez mais sustentável, atendendo a expectativa dos moradores para a utilização dos recursos municipais de maneira satisfatória, tornando, também, o município inteligente. Iniciada no mês passado, a pesquisa junto aos empreendimentos habitacionais particulares, implantados em diversos bairros da cidade, vai trazer um diagnóstico da densidade populacional das áreas destes condomínios com o objetivo de incluir novos serviços públicos para atender demandas, como escolas, unidades de saúde e áreas de lazer.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento Urbano, Eduardo Marchetti, a pesquisa do censo habitacional continua até o final deste ano. Após isso, o resultado obtido será estudado pelas equipes capacitadas na aplicação prática do que a população destas áreas realmente demanda. “A apuração inclui informações sobre quantidade de pessoas por residência, idade, se estes moradores têm plano de saúde ou se utilizam a rede pública de saúde, se frequentam escola, se trabalham no município, entre outros dados importantes para o planejamento de ações para atender o crescimento populacional", explica.

PLANO DIRETOR

Com base nas informações coletadas, o Plano Diretor de Hortolândia será readequado para estabelecer novas metas que serão executadas em aproximadamente 5 anos. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a ação atende as recomendações do Projeto Andus (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável). Hortolândia é uma das seis cidades brasileiras participantes do projeto Andus de cooperação entre o governo federal brasileiro e a Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (Agência de cooperação técnica alemã). A parceria proporciona transferência tecnológica, capacitação de servidores e ferramentas para a implementação do Plano Diretor em Hortolândia, de modo a tornar o município cidade modelo de sustentabilidade.

Fonte: Decom Prefeitura de Hortolândia

Procon de Hortolândia fiscaliza Black Friday e confirma descontos prometidos

29 Novembro, 2021

Balanço não aponta registros de reclamações

Após as compras de "Black Friday", época conhecida por significativas promoções em muitas lojas, o Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor) de Hortolândia, órgão de defesa do consumidor vinculado à Prefeitura, divulgou um balanço positivo sobre o evento que movimentou o comércio local. A atuação das equipes de fiscalização que trabalharam para conferir a veracidade da aplicação dos descontos nas lojas apontou bons resultados. De acordo com o órgão, as fiscalizações antifraudes foram importantes para que não houvesse nenhuma ocorrência considerada infração às normas.

"As equipes realizaram diversas visitas no comércio semanas antes da "Black Friday" para constatar se, no dia do evento, os descontos seriam realmente aplicados para o consumidor. Foram constatadas veracidade nas promoções no dia do evento, após novas visitas das equipes fiscalizadoras e, assim, não recebemos nenhuma reclamação dos consumidores nem foi necessária a realização da notificação já que foram cumpridas as diretrizes do evento proposto", explica a diretora do Procon de Hortolândia, Ana Paula Portugal.

Segundo o órgão, foi constatada a preferência para compras de produtos mais baratos. "Apesar de nenhuma anormalidade ter acontecido durante o evento, nos próximos dias, o consumidor que se sentir lesado pode procurar o Procon caso haja necessidade e precise de ajuda para saber seus direitos" orienta Ana Paula.

O Procon está atento para todas as situações que possam lesar o consumidor em compras realizadas no comércio local. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024 ou via WhatsApp pelos números (19) 99635-4208 e (19) 99979-5162. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O Procon fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.

Fonte: Decom Prefeitura de Hortolândia

Prefeitura de Hortolândia finaliza iluminação em todo o trecho da Estrada do Furlan nos próximos dias

29 Novembro, 2021

CPFL instalou postes e agora a Administração Municipal implanta braços para acoplar lâmpadas

A Prefeitura de Hortolândia trabalha na conclusão da instalação dos "braços" em aproximadamente 20 postes colocados pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) na Estrada do Furlan, região do Jardim Novo Ângulo. A ação faz parte do processo de regularização fundiária do local e, de acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, nos próximos dias, cerca de 230 famílias que moram no local, além de motoristas que trafegarem pela região, terão luz com tecnologia LED iluminando a via.

"A instalação dos postes foi realizada pela CPFL. Agora, com a colocação destas estruturas chamadas "braços metálicos", as luzes serão acesas nos próximos dias, assim que o trabalho for concluído", explicou a diretora de iluminação pública da Prefeitura, Fernanda Cândido de Oliveira.

Uma reunião realizada pela Prefeitura com os moradores e representantes da CPFL, na Câmara Municipal, em julho deste ano, foi o "pontapé" inicial para a implantação de iluminação no local. Nesta reunião, o prefeito Zezé Gomes alertou que, além da iluminação com tecnologia LED, que oferece mais iluminação com economia para o município, o trabalho garante segurança aos moradores, eliminando assim o problema dos chamados “gatos”, ligações clandestinas de energia elétrica que podem causar acidentes graves e até mesmo fatais.

REGULARIZAÇÃO

Além da instalação dos postes de rede elétrica, a Prefeitura também realizou, no mês passado, uma reunião com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para discutir a implantação da rede de coleta de esgoto e abastecimento de água na área. De acordo com o secretário adjunto de Habitação, Renato Franceschini Bueno, a Sabesp iniciará as obras no próximo ano.

Bueno explica que o processo de regularização fundiária que beneficiará as famílias moradoras na Estrada do Furlan será realizado pelo governo estadual, por meio do programa Cidade Legal. “A equipe técnica do programa já realizou vistoria e levantamento da área, no mês passado”, destaca.

Fonte: Decom Prefeitura de Hortolândia

Página 1 de 29